Categoria: Artigos
Data: 07/02/2025
06-02-2025 - Levítico 24-26


Deus ordenou aos israelitas que santificassem o dia de descanso (Shabhath). Todo o povo deveria trabalhar seis dias e descansar um, assim como Yahweh fez por ocasião da Criação do céu e da terra (Gênesis 1-2). A observância do princípio sabático com fé, celebração e obediência era uma evidência clara do compromisso do povo pactual com o Deus pactual, e os frutos benditos desta observância eram notórios na qualidade de vida do povo, na sustentação e provimento de todas as necessidades do povo, no descanso da alma e triunfo sobre a ansiedade para um povo que estava em peregrinação.

O princípio extraído do 4º mandamento foi ampliado e aplicado em várias leis em Israel:

Havia festas que começavam e terminavam com o Shabhath, demonstrando assim a necessidade e prioridade das santas convocações cúlticas;

No decurso de 6 anos trabalhados, haveria um ano inteiro de descanso. O sétimo ano era chamado o ano da remissão. Neste período até mesmo a terra descansava, revelando assim a confiança de que Yahweh sustenta o seu povo;

A cada período de 49 anos (7 de 7) seria celebrado o ano do Jubileu (ano 50). Depois de celebrar 7 vezes os anos da remissão, o quinquagésimo seria também um ano de descanso e celebração ao Deus que libertou e sustentou seu povo. Neste período havia grande alegria por parte do povo, pois toda dívida era quitada, toda escravidão era encerrada, era um tempo de descanso para todas as aflições vividas. Um ser humano que vivesse muito tempo teria a oportunidade de celebrar isso duas vezes em toda a sua existência. Era um tempo de refrigério para a alma.

Yahweh ordenou vários mandamentos ao seu povo, e a observância ou desobediência aos preceitos divinos teriam fortes implicações. Andar de conformidade com a Lei divina resultava em bênçãos maravilhosas concedidas graciosamente pela divina mão; ao contrário disto, para quem preferia viver em rebelião contra Yahweh, maldições terríveis decorreriam da sua desobediência.

Cristo obedeceu toda a Lei e nos tirou da condenação do pecado. Ele fez o que não podíamos fazer para nos conceder a sua justiça. Cristo é o cumprimento do Shabhath. Ele mesmo declarou: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei “Shabhath”. Somente em Cristo encontramos descanso para a nossa alma, ainda que soframos com dívidas, doenças ou outras adversidades. Nele encontramos refrigério. Por causa de sua obra na cruz temos o alivio de nossos fardos e por causa da Sua ressurreição fomos justificados para uma viva esperança. 

Em honra à ressurreição de Cristo e conforme o modelo apostólico, a igreja continua observando o princípio moral sabático, guardamos o primeiro dia da semana para culto solene do povo de Deus e para maior dedicação a um caminho de santificação, enquanto  aguarda o dia em que estará no Shabhath eterno, livre de todas as mazelas causadas pelo pecado.

Você tem santificado o dia do Senhor? Tem cessado seus labores para celebrar ao Senhor com alegria? Como você organiza o seu domingo para tirar maior proveito dos benefícios deste dia? Você busca os seus próprios interesses, ou “desiste” deles para priorizar o reino de Deus? Tem seguido por um caminho de obediência a Deus, ou desprezo pela sua Palavra?

Num mundo secularizado devemos resgatar o princípio sabático e honrar a Deus consagrando o domingo inteiro para celebração cúltica, ajuntamento do povo de Deus, cessação dos trabalhos semanais e mudança de atividade, associando o descanso do corpo com o descanso da alma, priorizando os interesses de Cristo.

Uma vida de bênçãos decorrentes da obediência é reservada aos filhos de Deus, mas se o seu coração lhe seduzir e enganar para trilhar pelos abomináveis caminhos do pecado, maldições e imprecações da lei sobrevirão em sua vida como consequência da desobediência. Sonde sua alma à luz da Palavra de Deus e santifique a Cristo no seu coração.




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